Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Ou seja, v é um conjunto de soluções para que a sua marca consiga sobreviver no mercado. Ele abrange desde a criação de uma nova marca até a sua gestão por completo, e para que tudo ocorra como o planejado, precisamos nos atentar as seguintes etapas: público-alvo, posicionamento e construção multissensorial, ou seja, não basta simplesmente ter um logo bonitinho, um manual de identidade visual bem definido e produtos ou serviços com preços acessíveis. Claro, tudo isso também é muitíssimo importante, porém de nada adianta altos investimentos em design gráfico se você não planejar como tudo isso chegará corretamente ao seu público.
Público-alvo
Pesquise, mas pesquise mesmo quem é o seu público-alvo. Repito, de nada adianta todo o investimento se você não sabe quem irá atrair para consumir os seus produtos ou serviços. Quanto mais detalhes você consegue do seu público mais fácil será encontrar tais soluções para a sua marca. Descubra a idade média do seu público-alvo, onde e como elas costumam consumir o tipo de produto ou serviço que você oferece, o que elas falam sobre esse mercado no qual a sua marca está inserida. Lembre-se, quanto mais detalhe melhor.
Posicionamento
Depois de pesquisar e segmentar o seu público-alvo é hora de planejar como a sua marca atingirá essas pessoas. Essa é hora de dar personalidade a marca, sim personalidade. A marca terá uma imagem mais família? Ou ela deverá parecer um garoto extrovertido? Com isso definido você fará com que sua marca terá mais afinidade com o seu público.
Construção multissensorial
Agora que você já definiu quem é o seu público-alvo e qual imagem a sua marca terá é hora de explorar todos os sentidos dos seus consumidores, ser multissensorial. Agora é hora de fato de se aproximar do seu público e mostrar quem é a sua marca, o que ela oferece e como ela faz isso.