A chegada do Coronavírus em 2020 mudou drasticamente a vida de todos nós. Infelizmente, algumas consequências dessa mudança já estão sendo sofridas pela sociedade, e um dos principais pensamentos que vêm norteando a mente de quem trabalha com transportes de carga é o que vai mudar na logística pós-pandemia?
A logísticas pós pandemia implica em mudanças substanciais na área de logística, onde, toda uma estrutura precisa ser revista para atender as novas demandas. Os sistemas logísticos precisarão ser montados e adequados para atender as necessidades de todos.
Além disso, a logística do empresariado do Brasil, também vai fazer parte da força-tarefa de vacinação dos brasileiros. A campanha “Unidos pela Vida”, é um movimento de empresários liderados por Luiza Trajado, do Magazine Luiza. O objetivo do movimento é agilizar a vacinação no país para que todos os brasileiros sejam vacinados até setembro deste ano.
Todos esses reflexos trazidos pela Covid-19 serão observados pelo mercado e consequentemente pela área de logística e transporte das empresas. Durante esse texto vamos abordar as principais tendencias do setor que devem ser fortalecidas. Continue lendo e saiba mais a respeito!
Relações comerciais
O hábito de compras pela internet é um exemplo de tendência que já existia e simplesmente “explodiu” durante a pandemia. Para que isso fosse possível requer muitas mudanças nas relações comerciais e operacionais de todos os lados. Ou seja, empresas, fornecedores e clientes têm visto um cenário muito mais desafiador e dinâmico do que existia a meses atrás.
Diversificação de locais de produção e distribuição
A pandemia mostrou ao mundo como é arriscado depender e centralizar produções em apenas um local como por exemplo na China. Com a chegada do novo coronavírus, a paralisação das operações fez com que as empresas passassem a buscar outros polos industriais e fornecedores.
O mundo não deixará de ser globalizado, mas a logística está se ajustando para trabalhar cada vez mais com fornecedores locais ou de países mais vizinhos. Isso distribui a cadeia de suprimentos e agiliza o processo de logística, que é um fator importante para atender a nova demanda de consumo.
Uso de tecnologias
O conceito de logística 4.0 já era altamente debatido no setor, porém, a crise parece ter intensificado a necessidade de soluções tecnológicas nas empresas. O uso de tecnologias aplicadas a logística prova que não se trata apenas de uma tendência de modernização das operações, mas de uma saída eficiente e inteligente de uma crise sem precedentes e de um novo cenário ainda mais desafiador.
Maior integração entre empresas e fornecedores:
As empresas que possuíam mais visibilidade de sua cadeia logística de suprimentos conseguiram responder melhor à crise, pois o mapeamento ajudou a entender melhor onde elas tinham problema, sendo possível corrigir mais rapidamente. Para que isso seja possível, é essencial a ajuda de seus fornecedores. A lição que fica é que uma maior colaboração entre a empresa e seus fornecedores permite o melhor gerenciamento – seja em momentos de expansão ou de crise.
Gestão do trabalho remoto
A pandemia forçou as empresas a adotarem modelos de trabalho remoto para suas equipes, mesmo aquelas que eram mais resistentes ao modelo precisaram fazer ajustes para manter parte de seus funcionários trabalhando em home office. Além disso, reuniões, cursos e eventos de trabalho passaram a adotar o ambiente digital, com isso novas plataformas e aplicativos de videoconferência passaram a ser amplamente utilizados.
O que antes poderia parecer estranho tem surtido um efeito positivo em muitas empresas, com redução de distâncias e custos operacionais. Deste modo, não duvidem que as melhorias provocadas na gestão do trabalho remoto devam permanecer mesmo após a pandemia.