Crise econômica pós Covid-19: o futuro da logística e transporte | Blog - SyGeCom
SyGeCom
    Great Place to Work
  • fechar
  • Home
  • Quem Somos
  • Produtos
  • Suporte
  • Orçamento
  • Certificado
  • Blog
  • Contato

BLOG

  • Home
  • •
  • Blog
  • •
  • Crise econômica pós Covid-19: o futuro da logística e transporte

Crise econômica pós Covid-19: o futuro da logística e transporte

Por: Thariany Mendelski

29/03/2021

A chegada do Coronavírus em 2020 mudou drasticamente a vida de todos nós. Infelizmente, algumas consequências dessa mudança já estão sendo sofridas pela sociedade, e um dos principais pensamentos que vêm norteando a mente de quem trabalha com transportes de carga é o que vai mudar na logística pós-pandemia?

A logísticas pós pandemia implica em mudanças substanciais na área de logística, onde, toda uma estrutura precisa ser revista para atender as novas demandas. Os sistemas logísticos precisarão ser montados e adequados para atender as necessidades de todos.

Além disso, a logística do empresariado do Brasil, também vai fazer parte da força-tarefa de vacinação dos brasileiros. A campanha “Unidos pela Vida”, é um movimento de empresários liderados por Luiza Trajado, do Magazine Luiza. O objetivo do movimento é agilizar a vacinação no país para que todos os brasileiros sejam vacinados até setembro deste ano.

Todos esses reflexos trazidos pela Covid-19 serão observados pelo mercado e consequentemente pela área de logística e transporte das empresas. Durante esse texto vamos abordar as principais tendencias do setor que devem ser fortalecidas. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Relações comerciais

O hábito de compras pela internet é um exemplo de tendência que já existia e simplesmente “explodiu” durante a pandemia. Para que isso fosse possível requer muitas mudanças nas relações comerciais e operacionais de todos os lados. Ou seja, empresas, fornecedores e clientes têm visto um cenário muito mais desafiador e dinâmico do que existia a meses atrás.

Diversificação de locais de produção e distribuição

A pandemia mostrou ao mundo como é arriscado depender e centralizar produções em apenas um local como por exemplo na China. Com a chegada do novo coronavírus, a paralisação das operações fez com que as empresas passassem a buscar outros polos industriais e fornecedores.

O mundo não deixará de ser globalizado, mas a logística está se ajustando para trabalhar cada vez mais com fornecedores locais ou de países mais vizinhos. Isso distribui a cadeia de suprimentos e agiliza o processo de logística, que é um fator importante para atender a nova demanda de consumo.

Uso de tecnologias

O conceito de logística 4.0 já era altamente debatido no setor, porém, a crise parece ter intensificado a necessidade de soluções tecnológicas nas empresas. O uso de tecnologias aplicadas a logística prova que não se trata apenas de uma tendência de modernização das operações, mas de uma saída eficiente e inteligente de uma crise sem precedentes e de um novo cenário ainda mais desafiador.

 Maior integração entre empresas e fornecedores:

As empresas que possuíam mais visibilidade de sua cadeia logística de suprimentos conseguiram responder melhor à crise, pois o mapeamento ajudou a entender melhor onde elas tinham problema, sendo possível corrigir mais rapidamente. Para que isso seja possível, é essencial a ajuda de seus fornecedores. A lição que fica é que uma maior colaboração entre a empresa e seus fornecedores permite o melhor gerenciamento – seja em momentos de expansão ou de crise.

Gestão do trabalho remoto

A pandemia forçou as empresas a adotarem modelos de trabalho remoto para suas equipes, mesmo aquelas que eram mais resistentes ao modelo precisaram fazer ajustes para manter parte de seus funcionários trabalhando em home office. Além disso, reuniões, cursos e eventos de trabalho passaram a adotar o ambiente digital, com isso novas plataformas e aplicativos de videoconferência passaram a ser amplamente utilizados.

O que antes poderia parecer estranho tem surtido um efeito positivo em muitas empresas, com redução de distâncias e custos operacionais. Deste modo, não duvidem que as melhorias provocadas na gestão do trabalho remoto devam permanecer mesmo após a pandemia.

 

compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • GooglePlus
  • WhatsApp
Voltar para o Blog Voltar para o Blog
últimos informativos
  • Conheça o DriverSat, primeiro aplicativo de reciclagem destinado ao motorista! Conheça o DriverSat, primeiro aplicativo de reciclagem destinado ao motorista! 10/11/2023
  • A segurança do trabalho dos novos tempos A segurança do trabalho dos novos tempos 20/05/2021
  • Classificados da Reciclagem Classificados da Reciclagem 19/05/2021
TAGS
  • Alumínio Alumínio
  • Balança eletrônica integrada Balança eletrônica integrada
  • Coleta Coleta
  • Descarte Descarte
  • Dicas Dicas
  • E-BOOKS E-BOOKS
  • EASY EASY
  • Economia circular Economia circular
  • Ecossistema Ecossistema
  • Empresa de reciclagem Empresa de reciclagem
  • ESG ESG
  • Estoque Estoque
  • Eventos Eventos
  • Gestão de frotas Gestão de frotas
  • Gestão de resíduos Gestão de resíduos
  • Gestor de frotas Gestor de frotas
  • Heróis da reciclagem Heróis da reciclagem
  • Indústria Indústria
  • ISAT ISAT
  • Lixo Lixo
  • Lixo eletrônico Lixo eletrônico
  • Logística Logística
  • Logística Reversa Logística Reversa
  • Matéria-prima Matéria-prima
  • Meio ambiente Meio ambiente
  • Noticias Noticias
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Papel Papel
  • Rastreamento de carga Rastreamento de carga
  • Reciclagem Reciclagem
  • Recursos naturais Recursos naturais
  • Resíduos Resíduos
  • SAGI SAGI
  • Saneamento básico Saneamento básico
  • SCR SCR
  • Segurança na reciclagem Segurança na reciclagem
  • SGR SGR
  • Software de gestão Software de gestão
  • Sucata Sucata
  • Sustentabilidade Sustentabilidade
  • Sygecom Sygecom
  • Sygecom Sygecom
  • TEAM SYGECOM TEAM SYGECOM
  • Thariany Mendelski Thariany Mendelski
  • Veículo Veículo
NOSSOS PARCEIROS
  • ANAP ANAP
  • SINDIVERDE SINDIVERDE
  • SINDINESFA SINDINESFA
  • LIXO ZERO LIXO ZERO
  • PENSE BEM BALANÇAS PENSE BEM BALANÇAS
  • MIRANDA EQUIPAMENTOS MIRANDA EQUIPAMENTOS
SyGeCom
Newsletter

Assine para receber novidades por e-mail!

D4Sign
Sitemap
  • Home
  • Quem Somos
  • Produtos
  • Suporte
  • Orçamento
  • Certificado
  • Blog
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Youtube
Aqui você pode comprar com o cartão BNDES!
Aqui você pode comprar com o cartão BNDES!

Aproveite essa facilidade para somar soluções à sua empresa.

Rua Artur Garcia, 271 - Bela Vista
Alvorada/RS - CEP 94810-090
sygecom@sygecom.com.br / suporte@sygecom.com.br
(51) 3442-2345

SYGECOM INFORMATICA LTDA
CNPJ: 07.572.823/0001-30

Todos os direitos reservados | AGÊNCIA S3

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no Whatsapp.