Rastreamento de cargas em empresas de reciclagem: entenda os benefícios dessa tecnologia | Blog - SyGeCom
SyGeCom
    Great Place to Work
  • fechar
  • Home
  • Quem Somos
  • Produtos
  • Suporte
  • Orçamento
  • Certificado
  • Blog
  • Contato

BLOG

  • Home
  • •
  • Blog
  • •
  • Rastreamento de cargas em empresas de reciclagem: entenda os benefícios dessa tecnologia

Rastreamento de cargas em empresas de reciclagem: entenda os benefícios dessa tecnologia

Por: Thariany Mendelski

11/10/2023

Sempre que uma entrega está sendo realizada, empresa, transportadora e clientes ficam na expectativa de que tudo saia como planejado e a carga seja entregue sem problemas. O gerenciamento de riscos e o planejamento de rotas são algumas das medidas que podem ser tomadas para evitar falhas, ou minimizar seus impactos.

No entanto, é por meio do rastreamento de cargas que se consegue monitorar o status do transporte e tomar ações em menor tempo, caso haja alguma ocorrência. No post de hoje vamos falar sobre as vantagens de se realizar esse acompanhamento. Continue conosco e confira agora mesmo!

 

Otimização de roteiros

Planejar é preciso. Não adianta sair da garagem só sabendo o destino final e contando com a experiência do motorista. É importante conhecer a rota com antecedência, saber quais são as melhores estradas, se há atalhos vantajosos ou trecho interditados que podem diminuir ou aumentar o tempo de viagem e, consequentemente, os gastos com mão de obra e combustível.

Com um software de rastreamento é possível obter as melhores rotas a serem seguidas, ajudando o motorista a desviar de congestionamentos e chegar mais rápido e em segurança. Com a rota traçada antes de sair da garagem, é mais fácil prever o gasto de combustível e combinar com o cliente a hora em que a mercadoria será entregue.

 

Agilidade nas entregas

Maior eficiência nas entregas é um resultado óbvio de rotas traçadas com antecedência e bom uso dos dispositivos de rastreamento. Mas não para por aí: ao rastrear a carga, você pode oferecer ao seu cliente as informações sobre o trajeto do caminhão, como o horário de saída da garagem, quando e onde foram feitas as paradas e ainda dar uma previsão factível de quando a mercadoria será entregue. De posse dessas informações, o cliente ficará mais tranquilo, pois vai saber que o serviço que contratou está sendo executado corretamente. Além disso, se houver algum imprevisto, ele ainda pode acompanhar a resolução dos problemas.

 

Precisão e prevenção de erros

Todo mundo erra. Até mesmo quem trabalha com logística, gente que costuma ser organizada e que costuma planejar tudo certinho. Um erro aparentemente sem importância pode comprometer todo o processo e causar prejuízos, como entregas atrasadas, clientes cancelando serviços ou orçamento estourado. 

No entanto, quando se acompanha atentamente todo o processo de entrega, esses problemas são identificados com mais rapidez – e quanto mais rápida é a identificação de um problema, mais eficiente é a sua resolução. As informações precisas fornecidas pelos sistemas de rastreamento ajudam os gestores a prever eventuais problemas e tomar decisões certeiras quando um errinho ameaça causar prejuízos e acidentes.

 

Acompanhamento o tempo todo

Como vimos, ao rastrear uma carga, você reúne informações sobre todo o trajeto: da garagem à entrega final. É possível armazenar dados diversos, como velocidade média durante o trajeto, velocidade em determinados trechos, tempo de parada, informações sobre o motorista, etc. Esses dados são úteis não apenas quando chegam ao gestor, que vai saber se tudo está correndo conforme combinado e fazer as alterações necessárias, mas também depois, quando for hora de traçar estratégias que busquem mais economia e eficiência.

 

Maior controle da entrega

Rastrear uma carga é ter mais controle sobre ela, é saber exatamente por onde ela passou e quando, e se tudo se passou conforme o combinado (ou seja, se todos os envolvidos no processo fizeram seu trabalho corretamente). Esse cuidado ajuda a garantir a integridade da carga transportada, pois a localização dela é sempre conhecida.

Essas informações fornecidas pelos aplicativos e softwares de rastreamento são extremamente úteis se eventualmente for necessário recuperar uma carga perdida ou roubada ou descobrir o que deu errado e quando.

 

Possibilidade de notificar o cliente proativamente

O cliente tem sempre razão, não é mesmo? Por isso, é sempre aconselhável ter na ponta da língua as respostas às perguntas de quem contratou o serviço: quando a entrega chega? Atrasou por quê? Ao rastrear a carga, é possível oferecer respostas e satisfações antes mesmo que o cliente as peças. Você pode, por exemplo, notificar antecipadamente seu cliente se houver algum imprevisto que resulte no atraso da entrega ou confirmar que tudo está em ordem e que o caminhão vai chegar no horário combinado.

O rastreamento é uma forma estruturada e organizada de obter informações detalhadas e transparentes de todos os resíduos encaminhados à destinação final. O controle dessa rastreabilidade deve conter as informações do gerador, tipo de resíduo, volume e informações da transportadora que realizou a destinação. O objetivo principal deste processo é manter volumes adequados para que a cadeia produtiva tenha sua capacidade máxima atingida.

 

A rastreabilidade é a forma que a empresa tem de acompanhar o destino dos resíduos, avaliar com antecedência o histórico legal de cada cliente e gerenciar o banco de dados com informações atualizadas sobre a movimentação das cargas. Centralize toda a gestão de transporte de cargas em um único lugar, proporcionando uma visualização rápida e clara de todas as operações em andamento.

Entre em contato conosco e venha conhecer as nossas soluções!

compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • GooglePlus
  • WhatsApp
Voltar para o Blog Voltar para o Blog
últimos informativos
  • Conheça o DriverSat, primeiro aplicativo de reciclagem destinado ao motorista! Conheça o DriverSat, primeiro aplicativo de reciclagem destinado ao motorista! 10/11/2023
  • A segurança do trabalho dos novos tempos A segurança do trabalho dos novos tempos 20/05/2021
  • Classificados da Reciclagem Classificados da Reciclagem 19/05/2021
TAGS
  • Alumínio Alumínio
  • Balança eletrônica integrada Balança eletrônica integrada
  • Coleta Coleta
  • Descarte Descarte
  • Dicas Dicas
  • E-BOOKS E-BOOKS
  • EASY EASY
  • Economia circular Economia circular
  • Ecossistema Ecossistema
  • Empresa de reciclagem Empresa de reciclagem
  • ESG ESG
  • Estoque Estoque
  • Eventos Eventos
  • Gestão de frotas Gestão de frotas
  • Gestão de resíduos Gestão de resíduos
  • Gestor de frotas Gestor de frotas
  • Heróis da reciclagem Heróis da reciclagem
  • Indústria Indústria
  • ISAT ISAT
  • Lixo Lixo
  • Lixo eletrônico Lixo eletrônico
  • Logística Logística
  • Logística Reversa Logística Reversa
  • Matéria-prima Matéria-prima
  • Meio ambiente Meio ambiente
  • Noticias Noticias
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Papel Papel
  • Rastreamento de carga Rastreamento de carga
  • Reciclagem Reciclagem
  • Recursos naturais Recursos naturais
  • Resíduos Resíduos
  • SAGI SAGI
  • Saneamento básico Saneamento básico
  • SCR SCR
  • Segurança na reciclagem Segurança na reciclagem
  • SGR SGR
  • Software de gestão Software de gestão
  • Sucata Sucata
  • Sustentabilidade Sustentabilidade
  • Sygecom Sygecom
  • Sygecom Sygecom
  • TEAM SYGECOM TEAM SYGECOM
  • Thariany Mendelski Thariany Mendelski
  • Veículo Veículo
NOSSOS PARCEIROS
  • ANAP ANAP
  • SINDIVERDE SINDIVERDE
  • SINDINESFA SINDINESFA
  • LIXO ZERO LIXO ZERO
  • PENSE BEM BALANÇAS PENSE BEM BALANÇAS
  • MIRANDA EQUIPAMENTOS MIRANDA EQUIPAMENTOS
SyGeCom
Newsletter

Assine para receber novidades por e-mail!

D4Sign
Sitemap
  • Home
  • Quem Somos
  • Produtos
  • Suporte
  • Orçamento
  • Certificado
  • Blog
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Youtube
Aqui você pode comprar com o cartão BNDES!
Aqui você pode comprar com o cartão BNDES!

Aproveite essa facilidade para somar soluções à sua empresa.

Rua Artur Garcia, 271 - Bela Vista
Alvorada/RS - CEP 94810-090
sygecom@sygecom.com.br / suporte@sygecom.com.br
(51) 3442-2345

SYGECOM INFORMATICA LTDA
CNPJ: 07.572.823/0001-30

Todos os direitos reservados | AGÊNCIA S3

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no Whatsapp.