Rastreamento de cargas em empresas de reciclagem: entenda os benefícios dessa tecnologia | Blog - SyGeCom
SyGeCom
    Great Place to Work
  • Fechar
  • Home
  • Who we Area
  • Products
  • Support
  • Budget
  • Certified
  • Blog
  • Contact

Blog

  • Home
  • •
  • Blog
  • •
  • Rastreamento de cargas em empresas de reciclagem: entenda os benefícios dessa tecnologia

Rastreamento de cargas em empresas de reciclagem: entenda os benefícios dessa tecnologia

By: Thariany Mendelski

11/10/2023

Sempre que uma entrega está sendo realizada, empresa, transportadora e clientes ficam na expectativa de que tudo saia como planejado e a carga seja entregue sem problemas. O gerenciamento de riscos e o planejamento de rotas são algumas das medidas que podem ser tomadas para evitar falhas, ou minimizar seus impactos.

No entanto, é por meio do rastreamento de cargas que se consegue monitorar o status do transporte e tomar ações em menor tempo, caso haja alguma ocorrência. No post de hoje vamos falar sobre as vantagens de se realizar esse acompanhamento. Continue conosco e confira agora mesmo!

 

Otimização de roteiros

Planejar é preciso. Não adianta sair da garagem só sabendo o destino final e contando com a experiência do motorista. É importante conhecer a rota com antecedência, saber quais são as melhores estradas, se há atalhos vantajosos ou trecho interditados que podem diminuir ou aumentar o tempo de viagem e, consequentemente, os gastos com mão de obra e combustível.

Com um software de rastreamento é possível obter as melhores rotas a serem seguidas, ajudando o motorista a desviar de congestionamentos e chegar mais rápido e em segurança. Com a rota traçada antes de sair da garagem, é mais fácil prever o gasto de combustível e combinar com o cliente a hora em que a mercadoria será entregue.

 

Agilidade nas entregas

Maior eficiência nas entregas é um resultado óbvio de rotas traçadas com antecedência e bom uso dos dispositivos de rastreamento. Mas não para por aí: ao rastrear a carga, você pode oferecer ao seu cliente as informações sobre o trajeto do caminhão, como o horário de saída da garagem, quando e onde foram feitas as paradas e ainda dar uma previsão factível de quando a mercadoria será entregue. De posse dessas informações, o cliente ficará mais tranquilo, pois vai saber que o serviço que contratou está sendo executado corretamente. Além disso, se houver algum imprevisto, ele ainda pode acompanhar a resolução dos problemas.

 

Precisão e prevenção de erros

Todo mundo erra. Até mesmo quem trabalha com logística, gente que costuma ser organizada e que costuma planejar tudo certinho. Um erro aparentemente sem importância pode comprometer todo o processo e causar prejuízos, como entregas atrasadas, clientes cancelando serviços ou orçamento estourado. 

No entanto, quando se acompanha atentamente todo o processo de entrega, esses problemas são identificados com mais rapidez – e quanto mais rápida é a identificação de um problema, mais eficiente é a sua resolução. As informações precisas fornecidas pelos sistemas de rastreamento ajudam os gestores a prever eventuais problemas e tomar decisões certeiras quando um errinho ameaça causar prejuízos e acidentes.

 

Acompanhamento o tempo todo

Como vimos, ao rastrear uma carga, você reúne informações sobre todo o trajeto: da garagem à entrega final. É possível armazenar dados diversos, como velocidade média durante o trajeto, velocidade em determinados trechos, tempo de parada, informações sobre o motorista, etc. Esses dados são úteis não apenas quando chegam ao gestor, que vai saber se tudo está correndo conforme combinado e fazer as alterações necessárias, mas também depois, quando for hora de traçar estratégias que busquem mais economia e eficiência.

 

Maior controle da entrega

Rastrear uma carga é ter mais controle sobre ela, é saber exatamente por onde ela passou e quando, e se tudo se passou conforme o combinado (ou seja, se todos os envolvidos no processo fizeram seu trabalho corretamente). Esse cuidado ajuda a garantir a integridade da carga transportada, pois a localização dela é sempre conhecida.

Essas informações fornecidas pelos aplicativos e softwares de rastreamento são extremamente úteis se eventualmente for necessário recuperar uma carga perdida ou roubada ou descobrir o que deu errado e quando.

 

Possibilidade de notificar o cliente proativamente

O cliente tem sempre razão, não é mesmo? Por isso, é sempre aconselhável ter na ponta da língua as respostas às perguntas de quem contratou o serviço: quando a entrega chega? Atrasou por quê? Ao rastrear a carga, é possível oferecer respostas e satisfações antes mesmo que o cliente as peças. Você pode, por exemplo, notificar antecipadamente seu cliente se houver algum imprevisto que resulte no atraso da entrega ou confirmar que tudo está em ordem e que o caminhão vai chegar no horário combinado.

O rastreamento é uma forma estruturada e organizada de obter informações detalhadas e transparentes de todos os resíduos encaminhados à destinação final. O controle dessa rastreabilidade deve conter as informações do gerador, tipo de resíduo, volume e informações da transportadora que realizou a destinação. O objetivo principal deste processo é manter volumes adequados para que a cadeia produtiva tenha sua capacidade máxima atingida.

 

A rastreabilidade é a forma que a empresa tem de acompanhar o destino dos resíduos, avaliar com antecedência o histórico legal de cada cliente e gerenciar o banco de dados com informações atualizadas sobre a movimentação das cargas. Centralize toda a gestão de transporte de cargas em um único lugar, proporcionando uma visualização rápida e clara de todas as operações em andamento.

Entre em contato conosco e venha conhecer as nossas soluções!

to share
  • Facebook
  • Twitter
  • GooglePlus
  • WhatsApp
Back to the blog Back to the blog
latest newsletters
  • Conheça o DriverSat, primeiro aplicativo de reciclagem destinado ao motorista! Conheça o DriverSat, primeiro aplicativo de reciclagem destinado ao motorista! 10/11/2023
  • A segurança do trabalho dos novos tempos A segurança do trabalho dos novos tempos 20/05/2021
  • Classificados da Reciclagem Classificados da Reciclagem 19/05/2021
TAGS
  • Aluminum Aluminum
  • Integrated electronic scale Integrated electronic scale
  • Collect Collect
  • Disposal Disposal
  • Dicas Dicas
  • E-BOOKS E-BOOKS
  • EASY EASY
  • Circular economy Circular economy
  • Ecosystem Ecosystem
  • recycling company recycling company
  • ESG ESG
  • Stock Stock
  • Eventos Eventos
  • Fleet management Fleet management
  • Waste Management Waste Management
  • Fleet manager Fleet manager
  • Heróis da reciclagem Heróis da reciclagem
  • Industry Industry
  • ISAT ISAT
  • Trash Trash
  • Electronic waste Electronic waste
  • Logistics Logistics
  • Reverse Logistic Reverse Logistic
  • Feedstock Feedstock
  • Environment Environment
  • Noticias Noticias
  • Sustainable Development Goals Sustainable Development Goals
  • Paper Paper
  • Cargo tracking Cargo tracking
  • Recycling Recycling
  • Natural resources Natural resources
  • Waste Waste
  • SAGI SAGI
  • Basic sanitation Basic sanitation
  • SCR SCR
  • Recycling safety Recycling safety
  • SGR SGR
  • Management software Management software
  • Waste Waste
  • Sustainability Sustainability
  • Sygecom Sygecom
  • Sygecom Sygecom
  • TEAM SYGECOM TEAM SYGECOM
  • Thariany Mendelski Thariany Mendelski
  • Vehicle Vehicle
NOSSOS PARCEIROS
  • ANAP ANAP
  • SINDIVERDE SINDIVERDE
  • SINDINESFA SINDINESFA
  • LIXO ZERO LIXO ZERO
  • PENSE BEM BALANÇAS PENSE BEM BALANÇAS
  • MIRANDA EQUIPAMENTOS MIRANDA EQUIPAMENTOS
SyGeCom
Newsletter

Subscribe to receive news by email!

D4Sign
Sitemap
  • Home
  • Who we Area
  • Products
  • Support
  • Budget
  • Certified
  • Blog
  • Contact
  • Work with us
Social networks
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Youtube
Here you can buy with the BNDES card!
Here you can buy with the BNDES card!

Take advantage of this facility to add solutions to your business.

Rua Artur Garcia, 271 - Bela Vista
Alvorada/RS - CEP 94810-090
sygecom@sygecom.com.br / suporte@sygecom.com.br
(51) 3442-2345

SYGECOM INFORMATICA LTDA
CNPJ: 07.572.823/0001-30

All rights reserved | AGÊNCIA S3

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no Whatsapp.