Sempre que uma entrega está sendo realizada, empresa, transportadora e clientes ficam na expectativa de que tudo saia como planejado e a carga seja entregue sem problemas. O gerenciamento de riscos e o planejamento de rotas são algumas das medidas que podem ser tomadas para evitar falhas, ou minimizar seus impactos.
No entanto, é por meio do rastreamento de cargas que se consegue monitorar o status do transporte e tomar ações em menor tempo, caso haja alguma ocorrência. No post de hoje vamos falar sobre as vantagens de se realizar esse acompanhamento. Continue conosco e confira agora mesmo!
Otimização de roteiros
Planejar é preciso. Não adianta sair da garagem só sabendo o destino final e contando com a experiência do motorista. É importante conhecer a rota com antecedência, saber quais são as melhores estradas, se há atalhos vantajosos ou trecho interditados que podem diminuir ou aumentar o tempo de viagem e, consequentemente, os gastos com mão de obra e combustível.
Com um software de rastreamento é possível obter as melhores rotas a serem seguidas, ajudando o motorista a desviar de congestionamentos e chegar mais rápido e em segurança. Com a rota traçada antes de sair da garagem, é mais fácil prever o gasto de combustível e combinar com o cliente a hora em que a mercadoria será entregue.
Agilidade nas entregas
Maior eficiência nas entregas é um resultado óbvio de rotas traçadas com antecedência e bom uso dos dispositivos de rastreamento. Mas não para por aí: ao rastrear a carga, você pode oferecer ao seu cliente as informações sobre o trajeto do caminhão, como o horário de saída da garagem, quando e onde foram feitas as paradas e ainda dar uma previsão factível de quando a mercadoria será entregue. De posse dessas informações, o cliente ficará mais tranquilo, pois vai saber que o serviço que contratou está sendo executado corretamente. Além disso, se houver algum imprevisto, ele ainda pode acompanhar a resolução dos problemas.
Precisão e prevenção de erros
Todo mundo erra. Até mesmo quem trabalha com logística, gente que costuma ser organizada e que costuma planejar tudo certinho. Um erro aparentemente sem importância pode comprometer todo o processo e causar prejuízos, como entregas atrasadas, clientes cancelando serviços ou orçamento estourado.
No entanto, quando se acompanha atentamente todo o processo de entrega, esses problemas são identificados com mais rapidez – e quanto mais rápida é a identificação de um problema, mais eficiente é a sua resolução. As informações precisas fornecidas pelos sistemas de rastreamento ajudam os gestores a prever eventuais problemas e tomar decisões certeiras quando um errinho ameaça causar prejuízos e acidentes.
Acompanhamento o tempo todo
Como vimos, ao rastrear uma carga, você reúne informações sobre todo o trajeto: da garagem à entrega final. É possível armazenar dados diversos, como velocidade média durante o trajeto, velocidade em determinados trechos, tempo de parada, informações sobre o motorista, etc. Esses dados são úteis não apenas quando chegam ao gestor, que vai saber se tudo está correndo conforme combinado e fazer as alterações necessárias, mas também depois, quando for hora de traçar estratégias que busquem mais economia e eficiência.
Maior controle da entrega
Rastrear uma carga é ter mais controle sobre ela, é saber exatamente por onde ela passou e quando, e se tudo se passou conforme o combinado (ou seja, se todos os envolvidos no processo fizeram seu trabalho corretamente). Esse cuidado ajuda a garantir a integridade da carga transportada, pois a localização dela é sempre conhecida.
Essas informações fornecidas pelos aplicativos e softwares de rastreamento são extremamente úteis se eventualmente for necessário recuperar uma carga perdida ou roubada ou descobrir o que deu errado e quando.
Possibilidade de notificar o cliente proativamente
O cliente tem sempre razão, não é mesmo? Por isso, é sempre aconselhável ter na ponta da língua as respostas às perguntas de quem contratou o serviço: quando a entrega chega? Atrasou por quê? Ao rastrear a carga, é possível oferecer respostas e satisfações antes mesmo que o cliente as peças. Você pode, por exemplo, notificar antecipadamente seu cliente se houver algum imprevisto que resulte no atraso da entrega ou confirmar que tudo está em ordem e que o caminhão vai chegar no horário combinado.
O rastreamento é uma forma estruturada e organizada de obter informações detalhadas e transparentes de todos os resíduos encaminhados à destinação final. O controle dessa rastreabilidade deve conter as informações do gerador, tipo de resíduo, volume e informações da transportadora que realizou a destinação. O objetivo principal deste processo é manter volumes adequados para que a cadeia produtiva tenha sua capacidade máxima atingida.
A rastreabilidade é a forma que a empresa tem de acompanhar o destino dos resíduos, avaliar com antecedência o histórico legal de cada cliente e gerenciar o banco de dados com informações atualizadas sobre a movimentação das cargas. Centralize toda a gestão de transporte de cargas em um único lugar, proporcionando uma visualização rápida e clara de todas as operações em andamento.
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