A manutenção de frotas é um assunto muito recorrente, uma vez que os veículos corporativos circulam o dia inteiro, na prestação de serviços ou na realização de entregas. Dessa forma, as manutenções ocorrem frequentemente, pois englobam diversos fatores e variadas peças dos veículos
O questionamento de muitos gestores e empresários é o seguinte: vale mais a pena investir em uma manutenção interna da frota, ou em uma terceirização desse serviço?
De fato, ambos os casos possuem suas vantagens e desvantagens. Antes de tomar essa decisão, é importante que você leve em consideração o segmento de mercado no qual a sua empresa está inserida. A quantidade de veículos em sua frota, e o porte do seu negócio também devem ser levados em consideração.
De acordo com os dados da ABRAMAN, cerca de 33% das equipes de manutenção são terceirizadas atualmente. Ou seja, é uma opção que está crescendo muito atualmente.
Em contrapartida, a manutenção interna ainda é a possibilidade escolhida por muitas empresas, que preferem ter autonomia em todas as etapas e processos da corporação. Porém, essa forma é viável principalmente para frotas maiores, pertencentes às grandes empresas, que têm recursos e infraestrutura para realizar as manutenções dos veículos internamente.
1. Manutenção Interna
Como já sugere o nome, a manutenção interna é realizada dentro da própria empresa, onde há uma equipe especializada, e designada a essa tarefa.
Desvantagens:
Tendo em vista que é necessária uma equipe própria para isso, além de um estoque com ferramentas e todos os suprimentos específicos, a manutenção interna não é uma opção muito viável para pequenas empresas, portadoras de frotas com poucos veículos.
Vantagens:
Em contrapartida, a maior vantagem da manutenção interna é a autonomia a agilidade na tomada de decisões. Por ocorrer dentro da propriedade da empresa, o processo ocorre com uma velocidade muito maior, e não depende de prazos externos.
2. Manutenção terceirizada
Ao contrário da interna, a manutenção terceirizada não é realizada pela empresa. E sim, por um prestador de serviços contratado, como diz o próprio nome. Geralmente, os gestores de frota escolhem oficinas especializadas, e assim deixam os veículos para manutenção.
Desvantagens:
Em suma, a principal desvantagem é a falta de controle que o gestor terá sobre a frota, bem como a falta de supervisão durante o processo. Por ocorrer em outro local e depender do prazo e do período estabelecido pela empresa terceirizada, a manutenção terceirizada tende a demorar mais.
Vantagens:
Todavia, essa forma de manutenção também tem muitas vantagens, em especial para frotas menores. Já que a manutenção não ocorre em estabelecimento próprio e com equipe interna, há uma economia maior em processos burocráticos. Para frotas pequenas, essa é a opção mais viável, em especial se a manutenção preventiva for praticada.
Ter uma equipe de manutenção de frota a seu serviço é ótimo. Mas ela tem um custo fixo. A sua empresa tem que arcar com salário e encargos trabalhistas que não teria se os reparos fossem feitos por terceirizados. Dependendo das necessidades e das frequências de manutenções, ter uma equipe interna pode sair muito mais caro do que você imagina.
Por isso, recomendamos que você analise diversos fatores antes de optar em ter a própria equipe de manutenção de frota, com os custos despendidos do setor através do seu software de gestão.
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