Desafios em se implantar uma cadeia de logística reversa de embalagens em geral em um país de dimensões continentais como o Brasil | Blog - SyGeCom
SyGeCom
    Great Place to Work
  • Fechar
  • Home
  • Quienes Somos
  • Productos
  • Soporte
  • Presupuesto
  • Certificado
  • Blog
  • Contacto

Blog

  • Home
  • •
  • Blog
  • •
  • Desafios em se implantar uma cadeia de logística reversa de embalagens em geral em um país de dimensões continentais como o Brasil

Desafios em se implantar uma cadeia de logística reversa de embalagens em geral em um país de dimensões continentais como o Brasil

11/11/1111

A logística reversa trata de todo o processo das operações relacionadas ao reuso e descarte de materiais, resíduos e produtos em geral. Ela foi instituída na Lei nº 12.305 de 2 de agosto de 2010, e que constitui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Segundo a lei, devem estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de agrotóxicos*, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes*, lâmpadas fluorescentes e produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

*assim como seus resíduos e embalagens.

 

No país um dos maiores desafios da implantação de uma cadeia de logística reversa são suas dimensões continentais e a área de infraestrutura no Brasil, que encarece o processo de retorno de resíduos sólidos sujeitos à logística reversa para a classe produtiva.

 

Ainda hoje, a classe de reciclagem não é estruturada completamente em todos os estados do Brasil. Principalmente no norte e no nordeste, o vidro é um dos materiais que não possui uma cadeia de reciclagem completa, não existem recicladores de todos os tipos de material em todas as partes do país. Mas afinal, qual o grande problema disso? A falta de recicladores de certos tipos de materiais acaba gerando uma grande demanda de investimentos para que a cadeia deste material possa se desenvolver na região.

 

Quando se trata de logística reversa, a viabilidade econômica é um fator importante para que ela seja de fato realizada pelas empresas, muitas vezes a falta de recicladores e o mercado paralelo de embalagens faz com que o custo da logística não compense a operação a ser realizada, o que desestimula as organizações. A informalidade do mercado da reciclagem é outro fator desafiador para a implantação de uma logística reversa ainda mais eficiente no país, isso dificulta que o processo seja estruturado e controlado.

 

Alguns outros fatores a serem discutidos a fim de implantar uma logística reversa no Brasil:

- Investimento sem visão de retorno: ainda não existe uma percepção clara de que o investimento feito vai recompensar no final do processo.

- Mercado paralelo: ainda existem materiais no mercado com preços reduzidos que deveriam ter logística reversa para garantir o descarte e reaproveitamento.

- Custo do transporte: baratear o custo de transporte é essencial para empresas começarem a aplicar a logística reversa, com um custo muito elevado as organizações acreditam que, fazer a logística reversa, não agregará valor a ela.

- Estrutura: ter um processo operacional adequado para que os produtos sejam de fato reaproveitados 100% é um dos desafios atuais do setor.

- Falta de conscientização: na parte dos consumidores, ainda não se tem um pensamento visando a reciclagem dos resíduos, normalmente não sabem onde descartá-los ou não são informados de onde fazer o descarte de forma correta.

compartir
  • Facebook
  • Twitter
  • GooglePlus
  • WhatsApp
Volver al blog Volver al blog
últimos boletines
  • Conheça o DriverSat, primeiro aplicativo de reciclagem destinado ao motorista! Conheça o DriverSat, primeiro aplicativo de reciclagem destinado ao motorista! 10/11/2023
  • A segurança do trabalho dos novos tempos A segurança do trabalho dos novos tempos 20/05/2021
  • Classificados da Reciclagem Classificados da Reciclagem 19/05/2021
TAGS
  • Aluminio Aluminio
  • Balanza electrónica integrada Balanza electrónica integrada
  • Recolectar Recolectar
  • Desecho Desecho
  • Dicas Dicas
  • E-BOOKS E-BOOKS
  • EASY EASY
  • Economía circular Economía circular
  • Ecosistema Ecosistema
  • empresa de reciclaje empresa de reciclaje
  • ESG ESG
  • Existencias Existencias
  • Eventos Eventos
  • Gestión de flotas Gestión de flotas
  • Gestión de Residuos Gestión de Residuos
  • Gerente de la flota Gerente de la flota
  • Heróis da reciclagem Heróis da reciclagem
  • Industria Industria
  • ISAT ISAT
  • Basura Basura
  • Basura electronica Basura electronica
  • Logística Logística
  • Logística Inversa Logística Inversa
  • Materia prima Materia prima
  • Medio ambiente Medio ambiente
  • Noticias Noticias
  • Metas de desarrollo sostenible Metas de desarrollo sostenible
  • Papel Papel
  • Rastreo de carga Rastreo de carga
  • Reciclaje Reciclaje
  • Recursos naturales Recursos naturales
  • Desperdiciar Desperdiciar
  • SAGI SAGI
  • Saneamiento Saneamiento
  • SCR SCR
  • Seguridad en el reciclaje Seguridad en el reciclaje
  • SGR SGR
  • software de gestión software de gestión
  • Desperdiciar Desperdiciar
  • Sostenibilidad Sostenibilidad
  • Sygecom Sygecom
  • Sygecom Sygecom
  • TEAM SYGECOM TEAM SYGECOM
  • Thariany Mendelski Thariany Mendelski
  • Vehículo Vehículo
NOSSOS PARCEIROS
  • ANAP ANAP
  • SINDIVERDE SINDIVERDE
  • SINDINESFA SINDINESFA
  • LIXO ZERO LIXO ZERO
  • PENSE BEM BALANÇAS PENSE BEM BALANÇAS
  • MIRANDA EQUIPAMENTOS MIRANDA EQUIPAMENTOS
SyGeCom
Newsletter

Suscríbase para recibir noticias por correo electrónico!

D4Sign
Sitemap
  • Home
  • Quienes Somos
  • Productos
  • Soporte
  • Presupuesto
  • Certificado
  • Blog
  • Contacto
  • Trabaja con nosotros
Redes sociales
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Youtube
¡Aquí puedes comprar con la tarjeta BNDES!
¡Aquí puedes comprar con la tarjeta BNDES!

Aproveche esta facilidad para agregar soluciones a su negocio.

Rua Artur Garcia, 271 - Bela Vista
Alvorada/RS - CEP 94810-090
sygecom@sygecom.com.br / suporte@sygecom.com.br
(51) 3442-2345

SYGECOM INFORMATICA LTDA
CNPJ: 07.572.823/0001-30

Todos los derechos reservados | AGÊNCIA S3

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no Whatsapp.