Com Covid-19, materiais recicláveis são descartados em “lixões” e aterros e afetam meio ambiente. | Blog - SyGeCom
SyGeCom
    Great Place to Work
  • Fechar
  • Home
  • Who we Area
  • Products
  • Support
  • Budget
  • Certified
  • Blog
  • Contact

Blog

  • Home
  • •
  • Blog
  • •
  • Com Covid-19, materiais recicláveis são descartados em “lixões” e aterros e afetam meio ambiente.

Com Covid-19, materiais recicláveis são descartados em “lixões” e aterros e afetam meio ambiente.

By: Thariany Mendelski

19/06/2020

Empresas de sucatas de ferro e aço operam com ociosidade de 70% e baixo volume de coleta, o que pode comprometer ainda mais a vida útil dos aterros sanitários

O descarte de materiais recicláveis nos aterros sanitários e lixões, em vez de serem reinseridos na cadeia produtiva de reciclagem, está crescendo desde o início da crise da Covid-19, com impacto extremamente negativos ao meio ambiente. Segundo o Instituto Nacional de Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Inesfa), que representa o segmento responsável pelo processamento e comercialização de sucatas às usinas siderúrgicas, insumo usado na fabricação de aço, há uma queda de cerca de 70% na oferta da matéria-prima em todo o país, agravando a situação socioambiental, neste período de pandemia e de forte retração na demanda de sucatas ferrosas e da produção industrial.

O Inesfa reúne um setor composto por mais de 5,6 mil empresas,  que garante o sustento a 1,5 milhão de pessoas, sendo 800 mil catadores (os chamados “carroceiros”).

“É um enorme retrocesso ambiental, que vai contra todos os avanços da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), do Governo Federal”, afirma Clineu Alvarenga, presidente do Inesfa. O setor de sucata de ferro e aço, um dos que mais contribuem para o êxito dessa política, tem sofrido com estoques baixos para o processamento, ocasionado pela retração

da sucata industrial e de obsolescência, esta última recolhida pelos catadores, que estão deixando as ruas. “Como consequência, o material reciclável, ao ser descartado pela população, está sendo misturado e levado aos ‘aterros sanitários’, um grave problema ao meio ambiente”, afirma.

Alvarenga lembra que, além de outros setores que impulsionam nossa economia, a indústria automobilística, que está parando a produção, responde por 40% da geração de sucata no país. “As empresas de sucatas estão monitorando a demanda do mercado interno e trabalhando com baixos estoques, aguardando a plena retomada da atividade dos pequenos depósitos, catadores, usinas siderúrgicas e fundições, para ampliar a logística de coleta e o processamento de sucatas.

Até mesmo a exportação, que vinha sendo uma alternativa às empresas associados ao Inesfa, com alta expressiva de 185% no primeiro trimestre, está sendo afetada. Em abril, o volume deve ser pequeno, “por retração na geração e problemas no desembarque em outros países, com os portos fechados”, conforme Alvarenga.

Click to download Click to download "files / informative"
to share
  • Facebook
  • Twitter
  • GooglePlus
  • WhatsApp
Back to the blog Back to the blog
latest newsletters
  • Conheça o DriverSat, primeiro aplicativo de reciclagem destinado ao motorista! Conheça o DriverSat, primeiro aplicativo de reciclagem destinado ao motorista! 10/11/2023
  • A segurança do trabalho dos novos tempos A segurança do trabalho dos novos tempos 20/05/2021
  • Classificados da Reciclagem Classificados da Reciclagem 19/05/2021
TAGS
  • Aluminum Aluminum
  • Integrated electronic scale Integrated electronic scale
  • Collect Collect
  • Disposal Disposal
  • Dicas Dicas
  • E-BOOKS E-BOOKS
  • EASY EASY
  • Circular economy Circular economy
  • Ecosystem Ecosystem
  • recycling company recycling company
  • ESG ESG
  • Stock Stock
  • Eventos Eventos
  • Fleet management Fleet management
  • Waste Management Waste Management
  • Fleet manager Fleet manager
  • Heróis da reciclagem Heróis da reciclagem
  • Industry Industry
  • ISAT ISAT
  • Trash Trash
  • Electronic waste Electronic waste
  • Logistics Logistics
  • Reverse Logistic Reverse Logistic
  • Feedstock Feedstock
  • Environment Environment
  • Noticias Noticias
  • Sustainable Development Goals Sustainable Development Goals
  • Paper Paper
  • Cargo tracking Cargo tracking
  • Recycling Recycling
  • Natural resources Natural resources
  • Waste Waste
  • SAGI SAGI
  • Basic sanitation Basic sanitation
  • SCR SCR
  • Recycling safety Recycling safety
  • SGR SGR
  • Management software Management software
  • Waste Waste
  • Sustainability Sustainability
  • Sygecom Sygecom
  • Sygecom Sygecom
  • TEAM SYGECOM TEAM SYGECOM
  • Thariany Mendelski Thariany Mendelski
  • Vehicle Vehicle
NOSSOS PARCEIROS
  • ANAP ANAP
  • SINDIVERDE SINDIVERDE
  • SINDINESFA SINDINESFA
  • LIXO ZERO LIXO ZERO
  • PENSE BEM BALANÇAS PENSE BEM BALANÇAS
  • MIRANDA EQUIPAMENTOS MIRANDA EQUIPAMENTOS
SyGeCom
Newsletter

Subscribe to receive news by email!

D4Sign
Sitemap
  • Home
  • Who we Area
  • Products
  • Support
  • Budget
  • Certified
  • Blog
  • Contact
  • Work with us
Social networks
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Youtube
Here you can buy with the BNDES card!
Here you can buy with the BNDES card!

Take advantage of this facility to add solutions to your business.

Rua Artur Garcia, 271 - Bela Vista
Alvorada/RS - CEP 94810-090
sygecom@sygecom.com.br / suporte@sygecom.com.br
(51) 3442-2345

SYGECOM INFORMATICA LTDA
CNPJ: 07.572.823/0001-30

All rights reserved | AGÊNCIA S3

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no Whatsapp.