Nos dias atuais, ainda é muito comum que os resíduos depositados em lixeiras domésticas, independente da sua categoria, sejam destinados ao mesmo lugar, sem a devida separação. No entanto, o que muitos não sabem é que esses materiais, ainda chamados de "lixo" por muitos, podem acabar se tornando uma renda extra ou sendo o sustento de muitas famílias. Segundo o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), no Brasil, cerca de 800 mil pessoas vivem da coleta de resíduos sólidos, enquanto a nível mundial, de acordo com ONU, são mais de 15 milhões de pessoas que trabalham nesse meio e fazem da reciclagem a sua principal fonte de renda.
Responsáveis pela coleta, triagem e reciclagem dos resíduos recebidos de indústrias, empresas e, principalmente, de residências, esses profissionais passam grande parte do seu dia fazendo a separação de materiais que, na maioria das vezes, já poderiam vir separados. Além disso, muitos resíduos acabam sendo perdidos durante esse processo por estarem misturados com outros materiais. Sendo assim, a reciclagem acaba se tornando mais cara ou até mesmo inviável devido à dificuldade na separação.
Com isso, é necessário que a separação de materiais recicláveis, vire rotina no dia a dia de todos. Quando resíduos, como papel, plástico, vidro e metais, são separados corretamente, estamos contribuindo para a economia circular, onde algo que seria simplesmente descartado, pode ser transformado em um novo produto.
Mas a reciclagem não para por aí. A compostagem é outra forma de dar valor aos resíduos, dessa vez aos orgânicos. Ao compostar restos de comida, cascas de frutas e outros alimentos, produzimos adubo para a terra, ajudando na agricultura e evitando o desperdício, que hoje é um grande problema enfrentado em todo o mundo. Para se ter uma noção, só no Brasil, anualmente, o desperdício de alimentos ultrapassar os 25 milhões de toneladas e esses, ao invés de desperdiçados, poderiam ser reaproveitados.
Pensando nisso, que tal começar a reciclar e dar valor aos resíduos recicláveis? Te convidamos a fazer parte do Movimento O Meu Resíduo Gera Valor e transformar o ecossistema da reciclagem conosco. Aqui no WasteBank, valorizamos àqueles que sabem que o descarte correto de resíduos é um dos caminhos para a sustentabilidade global.
Venha mudar o mundo conosco, venha para o WasteBank!