Não é incomum encontrarmos reportagens pela internet e jornais sobre o segmento da reciclagem que relacionam incêndios de grande dimensão em gal, do Norte ao Sul do Brasil. Ou seja, é comum e preocupante a ocorrência de desastres, que causam inúmeras consequências como. Com este intuito, buscamos algumas dicas para auxiliar e prevenir estas ocorrências.
1. REVISÃO ELÉTRICA - A sobrecarga elétrica nas empresas é a PRINCIPAL responsável por incêndios. Por isso, é mais que necessária a revisão trimestral ou semestral das instalações elétricas do estabelecimento. Algumas práticas já serão utilizadas como não utilização de mais de um aparelho por tomada, verificar se equipamentos ou instalações com fios desemcapados, porém apenas um técnico qualificado poderá revisar de forma mais eficiente quaisquer irregularidades podem adicionar e se a empresa está de acordo com a NBR 5410. Por isso, contrate um técnico qualificado para fazer sempre todos como comprovados.
2. REVISÃO COM INSTALAÇÕES A GÁS - Acompanhar as instalações de botijões e equipamentos a gás é essencial, verifica-se a ocorrência e caso positivo, o mínimo constatado troque o casco e mantido sempre em locais bem arejados. Não forçar e nunca lubrifiquem o cilindros a gás, mantendo os sempre na posição vertical.
3. PRODUTOS INFLAMÁVEIS em geral - classificar todo e qualquer material inflamável e manter distância ou qualquer instrumento que gere faísca, como cerras elétricas e etc. de gases.
4. Determinar a empresa, ou seja, a fumar dentro do ambiente de trabalho assegurando uma distância respeitável da segurança local. Informar a todo e qualquer colaborador sobre ele e riscos, se possívelger colaboradores e oferecer cursos de prevenção de incêndio. Assim como, a empresa deve ter a responsabilidade e sempre o PPCI - Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio em dia e conforme todas as regulamentações do corpo de bombeiros.
5. MANUTENÇÃO VEÍCULOS - Verificar se VEÍCULOS qualquer veículo não possui oleos e observar sua circulação dentro da empresa, que pode trazer riscos ao estabelecimento e aos colaboradores. Mantenha o veículo enquanto o abastecimento interno da empresa mantém-lo próximo como bombas apenas em casos.
Por fim, apesar de todas as prevenções que ainda podem ser feitas dentro da empresa, podem ocorrer casos fortuitos ou por força maior, como descargas elétricas advindas de raios e tempestades, por isso, é mais prudente a contratação ao menos ressarcir possíveis danos.