O módulo de monitor fiscal tem como sua principal função buscar na web service do Sefaz Nacional todos os documentos (NFe/CT-e) emitidos contra o CNPJ da empresa, e também ficar lendo os e-mails recebidos dos fornecedores e credores que são cadastrados para isso. O monitor fiscal é elaborado pelas consultorias de orçamento do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
Uma vez recebidas estas informações o sistema verifica se o documento já está lançado no sistema através da consulta sefaz. Além disso, as principais funções do módulo são:
Desconhecer operação: Essa ferramenta tem como finalidade possibilitar que o destinatário se manifeste quando for utilizado indevidamente as inscrições estaduais por parte do emitente da NF-e. Com ela é possível declarar o desconhecimento dessa nota fiscal.
Ciência da Emissão: Essa opção é para que o destinatário declare ter ciência sobre uma determinada destinação ao seu CNPJ. Ao registrar esse evento é efetuado o download da NF-e, apenas permitindo quando o tipo do documento no monitor for protocolado que é o resumo da NF-e de terceiros.
Importar XML: Essa opção irá importar o XML para dentro do SAGI fazendo as validações das informações e deixando o registro do controle de nota fiscal.
Além das vantagens especificamente fiscais também podemos citar como benefícios do monitor fiscal a otimização de tempo, a economia de papel, e a questão de segurança onde é possível ter controle de fraude ou se tiver um erro na emissão da nota fiscal. Com o monitor fiscal é possível ter uma maior precisão no controle de estoque, facilitando a organização e possuindo mais agilidade na logística do processo.
Para mais informações consulte a base de conhecimento: http://suporte.sygecom.com.br/base-de-conhecimento/#/artigos/186. Ou entre em contato com o nosso setor de suporte.