Impactos da Covid-19 na segurança do trabalho | Blog - SyGeCom
SyGeCom
    Great Place to Work
  • fechar
  • Home
  • Quem Somos
  • Produtos
  • Suporte
  • Orçamento
  • Certificado
  • Blog
  • Contato

BLOG

  • Home
  • •
  • Blog
  • •
  • Impactos da Covid-19 na segurança do trabalho

Impactos da Covid-19 na segurança do trabalho

Por: Thariany Mendelski

21/05/2021

Antes da pandemia da COVID-19, os ambientes de trabalho eram avaliados com base nos riscos presentes ou decorrentes das atividades realizadas pelos colaboradores. Por isso, os meios de controle e prevenção, os EPI’s e os EPC’s eram implementados para anular ou reduzir esses riscos presentes no dia a dia dos trabalhadores. 

No entanto, esta crise causada pelo coronavírus alterou muitas coisas em nossas rotinas, principalmente os ambientes de trabalho, pelo fato de não ser possível delimitar a presença do vírus, nem como saber quem é portador do vírus. Qualquer empresa do país deve rever as suas linhas de produção e ambientes administrativos do ponto de vista do layout, riscos ambientais, níveis de concentração dos trabalhadores, circulação, armazenamento e movimentação de recursos, entre outros aspectos necessários de análise para o enfrentamento do COVID-19. 

Levando isso em conta, o coronavírus deve ser considerado como um risco presente em todos os ambientes de trabalho, ainda mais agora que caracterizam a Covid-19 como doença ocupacional, independente da comprovação de nexo causal. Devido a isso, órgãos fiscalizadores vêm expedindo normas que devem ser obrigatoriamente cumpridas pelas empresas, para suas reaberturas ou continuidade de atividades durante a pandemia. 

Diante desse cenário de pandemia que estamos vivendo, as empresas têm um novo desafio pela frente. Para a Engenheira Química e de Segurança do Trabalho FKT Engenharia Preventina, Vanessa Fraquelli, o papel dos profissionais da Segurança do Trabalho dentro das organizações neste momento, em especial, é assegurar a proteção do trabalhador através das medidas recomendadas pelos órgãos reguladores e a continua atualização desse conhecimento. 

“As medidas adotadas nesse período de pandemia seguem as orientações da OMS e da Portaria Conjunta nº20”, afirma Vanessa. Algumas dessas medidas são as orientações e protocolos para as áreas comuns do ambiente de trabalho como refeitórios, banheiros, áreas de descanso e etc; orientações sobre higienização correta e frequente das mãos; não compartilhar produtos de uso pessoal, evitar tocar boca, olhos, nariz e rosto; usar máscara corretamente; manter distância mínima de 1 metro entre os trabalhadores e o público. 

Não sabemos quanto tempo irá durar esta pandemia, porém, o retorno ao trabalho pós COVID-19, será diferente, e a curto prazo todas as medidas restritivas impostas durante a pandemia, deverão permanecer para se evitar uma nova onda de casos.  

 

compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • GooglePlus
  • WhatsApp
Voltar para o Blog Voltar para o Blog
últimos informativos
  • Conheça o DriverSat, primeiro aplicativo de reciclagem destinado ao motorista! Conheça o DriverSat, primeiro aplicativo de reciclagem destinado ao motorista! 10/11/2023
  • A segurança do trabalho dos novos tempos A segurança do trabalho dos novos tempos 20/05/2021
  • Classificados da Reciclagem Classificados da Reciclagem 19/05/2021
TAGS
  • Alumínio Alumínio
  • Balança eletrônica integrada Balança eletrônica integrada
  • Coleta Coleta
  • Descarte Descarte
  • Dicas Dicas
  • E-BOOKS E-BOOKS
  • EASY EASY
  • Economia circular Economia circular
  • Ecossistema Ecossistema
  • Empresa de reciclagem Empresa de reciclagem
  • ESG ESG
  • Estoque Estoque
  • Eventos Eventos
  • Gestão de frotas Gestão de frotas
  • Gestão de resíduos Gestão de resíduos
  • Gestor de frotas Gestor de frotas
  • Heróis da reciclagem Heróis da reciclagem
  • Indústria Indústria
  • ISAT ISAT
  • Lixo Lixo
  • Lixo eletrônico Lixo eletrônico
  • Logística Logística
  • Logística Reversa Logística Reversa
  • Matéria-prima Matéria-prima
  • Meio ambiente Meio ambiente
  • Noticias Noticias
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Papel Papel
  • Rastreamento de carga Rastreamento de carga
  • Reciclagem Reciclagem
  • Recursos naturais Recursos naturais
  • Resíduos Resíduos
  • SAGI SAGI
  • Saneamento básico Saneamento básico
  • SCR SCR
  • Segurança na reciclagem Segurança na reciclagem
  • SGR SGR
  • Software de gestão Software de gestão
  • Sucata Sucata
  • Sustentabilidade Sustentabilidade
  • Sygecom Sygecom
  • Sygecom Sygecom
  • TEAM SYGECOM TEAM SYGECOM
  • Thariany Mendelski Thariany Mendelski
  • Veículo Veículo
NOSSOS PARCEIROS
  • ANAP ANAP
  • SINDIVERDE SINDIVERDE
  • SINDINESFA SINDINESFA
  • LIXO ZERO LIXO ZERO
  • PENSE BEM BALANÇAS PENSE BEM BALANÇAS
  • MIRANDA EQUIPAMENTOS MIRANDA EQUIPAMENTOS
SyGeCom
Newsletter

Assine para receber novidades por e-mail!

D4Sign
Sitemap
  • Home
  • Quem Somos
  • Produtos
  • Suporte
  • Orçamento
  • Certificado
  • Blog
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Youtube
Aqui você pode comprar com o cartão BNDES!
Aqui você pode comprar com o cartão BNDES!

Aproveite essa facilidade para somar soluções à sua empresa.

Rua Artur Garcia, 271 - Bela Vista
Alvorada/RS - CEP 94810-090
sygecom@sygecom.com.br / suporte@sygecom.com.br
(51) 3442-2345

SYGECOM INFORMATICA LTDA
CNPJ: 07.572.823/0001-30

Todos os direitos reservados | AGÊNCIA S3

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no Whatsapp.