O processo de tomada de decisão nas empresas é um fator decisivo para o sucesso ou fracasso da organização: se a gestão erra, prejuízos ocorrem e o desempenho do negocio cai. E bem por isso que é tão importante ter bases sólidas para estruturar os caminhos do trabalho e os parâmetros da performance empresarial.
A tomada de decisão pode ser definida como o processo de decidir sobre algo importante, especialmente em um grupo de pessoas ou em uma organização. Ela envolve a seleção de um curso de ação entre duas ou mais alternativas possíveis, a fim de se chegar a uma solução para um dado problema. O processo de tomada de decisão nas organizações é feito por um conjunto de profissionais com o objetivo de melhorar o funcionamento da empresa. Dessa forma, trata-se de uma atividade contínua e dinâmica que permeia todas as outras atividades pertencentes à organização.
Uma vez que é uma atividade contínua, o processo decisório desempenha uma importância vital no funcionamento de um negócio. Afinal, representa a combinação entre conhecimento científico, habilidades técnicas e experiência profissional de todos. As decisões são tomadas para sustentar as atividades do negócio. E, assim, garantir o bom funcionamento organizacional em todos os níveis da administração a fim de alcançar metas e objetivos pré-estabelecidos.
Mas há várias estratégias para simplificar esse processo e tornar a tomada de decisões no negócio menos complicada. Primeiro, faça uma análise de curto e longo prazo, Avalie seus limites, Mire os objetivos que deseja alcançar,Ouça as pessoas ao redor, Simule as situações, Procure relaxar na tomada de decisão.
A tomada de decisão na empresa é complexa, mas há várias formas de facilitar esse processo. Conhecer bem suas metas é fundamental, assim como ter um planejamento de curto e longo prazo para orientar as escolhas. Outra questão importante é ouvir os colaboradores, o que pode ampliar as perspectivas de compreensão das questões. Em resumo: procure se informar, mas também incluir a intuição no processo decisório. Experimente também simular as situações, de forma teórica, para tentar definir melhor as conseqüências da escolha. Procure tomar um tempo para respirar. Com a mente mais leve, você terá mais clareza para fazer
escolhas.