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Os impactos da pandemia na gestão de frotas

By: Thariany Mendelski

15/07/2021

A pandemia da Covid-19 pegou todo mundo de surpresa. E na gestão de frotas não seria diferente. Assim como os demais setores da economia e tipos de prestação de serviço, os impactos da pandemia na gestão de frotas estão apontando adaptações e caminhos novos para a continuação da produção no setor.

Na verdade, por se tratar de produção essencial, o abastecimento em si, no país, não chegou a sofrer ainda grandes perdas. Mas, no quesito de atitudes e adequações, o setor teve de fazer revisões bruscas e ainda trabalha manter um padrão seguro para gestores, operadores e destinatários dos serviços.

O setor de transportes possui um papel extremamente importante no processo logístico. Afinal, é responsável por coletar os produtos e entregar as mercadorias em segurança para o consumidor.

Como as vendas pela internet cresceram por conta do isolamento, as empresas que trabalham com transporte viram a procura por produtos e serviços aumentar. Também a responsabilidade de superar os obstáculos da pandemia para cumprir os prazos e atender bem os clientes. 

Abaixo, veja os impactos que a pandemia do coronavírus trouxe para a gestão de frotas:

Manutenção de frotas

Com a demanda de pedidos crescendo, a manutenção de frotas em muitas empresas está sendo “deixada” de lado para priorizar outras tarefas.  Com isso, o risco dos veículos estragarem nas estradas e as empresas terem que gastar mais com consertos aumentou. Além do que a qualidade dos serviços e a segurança dos produtos também foi afetada.

Medidas protetivas para motoristas

Por conta das medidas protetivas, muitas empresas de transporte tiveram que suspender as atividades. Garantir a segurança dos motoristas se tornou ainda mais importante. Então, para evitar a proliferação do vírus, tiveram que diminuir a jornada de trabalho ou deixar de atender os clientes como gostariam.

 

Controle das informações

As empresas que não estavam preparadas ou não tinham controle sobre as informações estão remando para conseguir oferecer um serviço de entregas eficiente. O sucesso de uma operação depende da logística, e para tudo ocorrer bem os processos e as informações precisam estar bem alinhados.  Se antes da pandemia muitas empresas já sofriam por conta da falta de organização, imagine agora quando a demanda de pedidos e serviços se tornou maior? 

Para que o serviço de entrega seja eficaz, a empresa precisa realizar uma boa gestão de frotas. Tanto para reduzir os custos com combustível, quanto para aumentar a produtividade dos motoristas. Fazer a gestão correta, em tempos de pandemia, pode ser um desafio. No entanto, a empresa que utiliza a tecnologia como aliada não precisa mais enfrentar esse problema.

Com o nosso rastreador veicular, por exemplo, a empresa pode gerenciar as informações com mais facilidade, na palma da mão. Essa praticidade contribui para uma tomada de decisão mais rápida e possibilita maior disponibilidade da frota. Também melhora os níveis de serviço da oficina de manutenção, bem como garante processos padronizados e aumenta o controle do gestor sobre a mão de obra e serviços.

 

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