Em tradução livre para o português, stakeholder quer dizer público de interesse. Porém, também pode ser chamado de parte interessada. O conceito de stakeholders foi proposto inicialmente pelo filósofo norte-americano Robert Edward Freeman, no ano de 1984, no livro Strategic Management: A Stakeholder Approach.
Freeman usou o termo para definir o indivíduo ou organização que é afetado pelas ações de uma empresa. De acordo com ele, sem o apoio desses grupos, a organização deixaria de existir. A Teoria dos Stakeholders estabelece que existem vários outros integrantes da sociedade que precisam ser considerados dentro do processo de tomada de decisão de uma empresa. Assim sendo, são chamados de stakeholders todos aqueles que têm interesse na gestão de empresas ou projetos.
Segundo a teoria, para que uma empresa tenha sucesso, ela precisa entregar algum valor econômico para os interessados nela, como clientes, colaboradores, comunidades, fornecedores e investidores. Como é possível notar, o conceito quebrou o paradigma de que empresas só precisam se preocupar com números, resultados e prejuízos.
Tipos de Stakeholders
Existem muitos exemplos de stakeholders. Afinal, o termo engloba qualquer grupo ou pessoa que possua interesses ou assuma riscos em um determinado projeto. Para facilitar o entendimento e identificação dos stakeholders, eles foram divididos em dois tipos: internos e externos. Confira uma explicação mais detalhada sobre cada um deles, além de alguns exemplos, para tirar suas dúvidas:
Stakeholders Internos
Os stakeholders internos são aqueles que possuem alguma afiliação formal com a empresa. Ou seja, eles incluem:
- Colaboradores;
- Gestores;
- Gerentes;
- Proprietários;
- Acionistas.
Stakeholders Externos
São aqueles que, apesar de diretamente afetados pela direção dos projetos da empresa em questão, não possuem afiliação com a mesma. Por exemplo:
- Clientes;
- Fornecedores;
- Credores e Investidores;
- Estado;
- ONGs;
- Mídia;
- Concorrentes.
Todos esses grupos podem influenciar de maneira positiva ou negativa o desempenho de um negócio. Dessa forma, devem sempre ser considerados. A identificação dos stakeholders é uma parte essencial no início de qualquer projeto!