Assisto essa mudança de perspectiva tardiamente, mas empolgado com as novas viradas e desafios que encontraremos pela frente. Que reciclagem é um assunto sério, não há mais dúvida, que os olhos estão virados para o nosso mercado, também. Todo dia se escuta sobre uma nova STARTUP, novas maneiras de reciclar, de arrecadar resíduos, de monetizá-los, de gerar informação e valor em jornais, sites, revistas e redes sociais.
Como os verdadeiros protagonistas desse cenário querem ser vistos?
Já vejo muitas empresas passando na frente e não esperando todos fazerem para reformular e renovar sua marca, gerar conteúdo, levar informação e valor para o mercado e público em geral. Antes o marketing era um assunto sem muita importância, porque o que valia mesmo é o bom e velho comercial.
Porém empresas não querem mais apenas produtos, elas querem relacionamentos, saber mais do que você vende, mas também do seu valor e seu posicionamento no mercado, saber sobre a seriedade da empresa e seu posicionamento perante a sociedade. Não basta apenas existir é necessário SER. Chegamos na era do VALOR.
Eis então, que com a virada da tecnologia, todos ganharam vozes e todos passaram a ser ouvidos, não é preciso ir a uma feira, não é preciso uma revista, não é preciso um outdoor, todos viraram complemento do principal a INTERNET, com o advento da pandemia, ficou comprovado que não precisamos ir para lugar algum, podemos ir e vir pelas telas de nossos celulares, gerar conteúdo sem ser um especialista, falar de um assunto sério que nos representa.
Com a mudança de cultura inserida pelas novas gerações RECICLAGEM passou a ser um assunto URGENTE e engajado, ninguém mais quer ser protagonista da poluição, todos querem participar de forma consciente sobre a virada de novas práticas e consentir com um futuro diferente para as novas gerações.
E se conseguirmos usar essa janela e esse momento para mostrar onde e como realmente a reciclagem acontece? Quem nós somos? O que fazemos? De onde surgimos? Como seria diferente se mostrássemos tudo o que é investido para que essa roda gire. E se a visão perante as nossas empresas mudasse?
Será que teríamos mais facilidade em contratar? Pois profissionais teriam mais motivação para trabalhar com reciclagem, pois saberiam que mudam o mundo através de sua profissão. Será que seria mais fácil motivarmos nossa equipe, com paixão pelo que fazemos?
Ou será que num mundo cor de rosa, conseguiríamos um lugar onde pessoas se especializassem em nosso setor? Que além de profissionais capacitados teríamos agentes de mudanças prosperas em nossas empresas?
Com o nosso valor destacado e inserido na sociedade, não seriamos melhor vistos por nossos Governos e passaríamos a ter mais incentivos? Investimentos e mais empresas querendo oferecer serviços e produtos que melhorem nossos dias.
Em resumo de tudo, nem sempre valor está agregado a vendas, mas totalmente vinculado a todas as engrenagens de nossa empresa, em tudo que faz ela ter capacidade de crescer e ganhar destaque, resultando em muitos retornos positivos