A manutenção é um conjunto de atividades e recursos aplicados aos equipamentos das empresas, visando o melhor rendimento, aumento da produção e o estabelecimento de parâmetros de disponibilidade, fazendo com que haja um desempenho seguro dos itens e maquinários e uma redução de custos.
Assim, quando os programas de manutenção são inseridos na rotina das empresas elas conseguem manter seus equipamentos funcionando por mais tempo, de forma adequada ao uso e segura, reduzindo os custos e evitando paradas que podem prejudicar a produção. Nesse contexto, a manutenção de ativos se torna uma peça fundamental para o sucesso das empresas, nos mais diferentes setores.
Dentro do sistema Sagi, o módulo tem como objetivo garantir um controle da agenda de manutenções preventivas e corretiva nos ativos cadastrados no sistema, as manutenções podem ser tanto por data como por quilometragem. O módulo é integrado ao módulo de controle de frota, mais precisamente ao controle de abastecimento, migrando assim informações pertinentes a gestão das manutenções. Esse modulo é integrado ao modulo de controle de frota, mais precisamente ao controle de abastecimento, migrando assim informações pertinentes a gestão das manutenções.
Índices de controle:
Durante o processo de cadastro e finalização de manutenções, e a parte de abastecimento de frota e integrado ao cadastro de ativos, e usado basicamente 2 controles, o de data e o Km rodado.
Índice Controle de Data:
Esse índice é atribuído diretamente ao cadastro de manutenção na ficha de serviço a ser controlado, gerando avisos automáticos ao sistema de seu vencimento, esses avisos têm início com um prazo de 15 dias, aos que antecedem a data previsão para realização indicada ao sistema. No caso das manutenções geradas automaticamente pelo sistema as datas são automaticamente agendadas para 15 dias a contar da data do sistema. É importante ressaltar que as datas podem ser alteradas durante todo processo, reajustando assim seus agendamentos.
Índice Controle de Quilometragem:
Esse índice ele poderá ser atribuído diretamente ao cadastro de manutenção na ficha de serviço a ser controlado ou através do cadastro de abastecimento no modulo de controle de frota, gerando avisos automáticos ao sistema de seu vencimento, esses avisos têm início com um prazo de 15 dias, aos que antecedem a data previsão para realização indicada ao sistema.
Início do controle:
Quando cadastramos a ficha do cadastro de ativos, na aba veículos, possuímos 2 campos que geram início do controle de manutenções, são eles , e . Devemos fornecer ao controle inicialmente a previsão do ciclo de quilometragem, que deve gerar automaticamente ao sistema um registro de REVISÃO AUTOMATICA. Esse valor é inserido no campo , que podemos visualizar na figura 1. No caso do campo , é inserido automaticamente pelo sistema na hora que é lançada no sistema o abastecimento do ativo.
Principais tipos de manutenção
A manutenção de veículos não envolve somente consertar algo que está apresentando falhas. Muito pelo contrário, é preciso estar sempre atento a todos os tipos de cuidados que veículos de transporte de passageiros exigem. Por esse motivo, é importante sempre se manter informado sobre os tipos de manutenção que existem e que precisam ser realizadas na sua frota. Confira a seguir:
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é aquela feita de maneira a prevenir problemas. Em geral, são feitas intervenções programadas pela equipe de manutenção, evitando que surjam falhas nos equipamentos e maquinários.
Os programas também contam com ações que ajudam a aumentar a vida útil dos equipamentos, como revisão dos sistemas e equipamentos, lubrificação, calibrações e outros procedimentos indicados pelos fabricantes. Essa é uma manutenção programada, ou seja, ela é realizada seguindo um cronograma e acontece independentemente de danos reais.
Sua principal vantagem é que, como ela realiza essas vistorias e procedimentos, ajuda a reduzir a exposição aos danos e desgastes, diminuindo, também, os custos relacionados à reposição de peças e componentes, além das chances de os maquinários pararem, interrompendo a produção e trazendo grandes prejuízos.
Por outro lado, como a manutenção preventiva ocorre mesmo que não há danos nos equipamentos, ela também poderá fazer com que os gestores, em alguns momentos, tenham gastos desnecessários.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva é aquela que busca corrigir os problemas ou falhas que os itens já estejam apresentando. Por isso, ela é uma manutenção não programada e, na maioria das vezes, envolve ações mais drásticas, como substituição de peças e componentes danificados ou extremamente desgastados.
Se for realizada sem planejamento, essa manutenção gera altos custos para as empresas e pode comprometer a capacidade produtiva, as entregas e os lucros mensais. Muitas vezes, contudo, a manutenção corretiva pode ser evitada com a manutenção preditiva.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva atua de forma semelhante à preventiva – e muitos gestores têm dúvidas na diferença entre elas. O que diferencia uma da outra é a maneira como as ações são sistematizadas. Na preventiva, o cronograma de ações é feito baseado em períodos, sem avaliar a estrutura e o estado da máquina.
Já na preditiva, as ações de manutenção são baseadas na inspeção sistemática e na observação frequente das modificações dos parâmetros ou condições de desempenho das máquinas e equipamentos.
Ou seja, cada máquina e equipamento da empresa é analisado frequentemente – e as ações de manutenção apenas são realizadas quando há necessidade, por exemplo, quando está ocorrendo um desgaste, o nível de lubrificante está menor do que o indicado etc.
Assim, a manutenção preditiva consegue identificar o momento certo de realizar determinada ação impedindo que o equipamento venha a sofrer com danos que paralisem seu funcionamento e adiando as ações de manutenção corretiva. Justamente por isso, ela é a que mais economiza os recursos da empresa, porque as ações apenas ocorrem no tempo certo, sem gastos desnecessários de recursos
Conte com um ERP na manutenção
A tecnologia é um diferencial que não pode ser ignorado. Na manutenção, o volume de informações a serem gerenciadas é grande demais para ser sustentado por documentos impressos ou planilhas. O papel do ERP é justamente centralizar esses dados, otimizando tanto a gestão quanto a execução das ordens de serviço.
Além disso, o sistema ERP integra os dados da manutenção com outros setores. Ou seja, o uso das peças será contabilizado pelo estoque e a reposição poderá ser planejada com mais precisão. Portanto, trata-se de uma solução tecnológica que facilita a rotina dos envolvidos com o processo.
Como você pôde ver, a manutenção preventiva já é uma realidade. Invista nessa estratégia que pode elevar o patamar de qualidade da sua produção. Em pouco tempo, os resultados serão evidentes! Esse modulo é integrado ao modulo de controle de frota, mais precisamente ao controle de abastecimento, migrando assim informações pertinentes a gestão das manutenções.