O leilão é uma modalidade de venda de forma pública, regida pela Lei da oferta e procura, caracteriza como uma venda transparente, dinâmica e segura tanto para o cliente/arrematante (comprador) como para o comitente/vendedor. Somente leiloeiros oficiais podem exercer a função regida pelo decreto Lei nº 21.981, de 19 de outubro de 1932. Existem duas formas de leiloes, são eles os presenciais ou online.
Leilão presencial: O leiloeiro e os interessados a arrematação deverão estar presente fisicamente no Dia e Local marcado para a realização do leilão. No horário previsto para o início do leilão, o leiloeiro irá ler as condições de venda descritas no edital, as quais deverão ser acompanhadas por todos os compradores. Em seguida, os lotes em leilão serão anunciados um a um. Assim que o lote de seu interesse for anunciado levante a mão para dar um lance.
Leilão online: O leiloeiro disponibiliza aos interessados através de seu site as informações sobre os lotes que serão leiloados, conforme previsto em edital, os interessados a arrematação deverão estar cadastrados e habilitados com antecedência mínima de 1 dia útil para que possa dar seus lances de forma eletrônica. O leilão abre para recebimento de lances com antecedência prevista em edital e inicia o fechamento da disputa dos lotes em sequência. Através da Sala de Disputa, você poderá acompanhar a disputa dos lances em tempo real.
Leilão Híbrido (Presencial/Online): Acontece das duas formas, presencial e online, simultaneamente. Todos os lances podem ser acompanhados através da sala de disputa do site, e será exibido em telão no auditório presencial. Na possibilidade de ter mais pessoas interessadas no mesmo lote, ocorrerá a disputa para decidir quem dará o maior lance.
Na grande maioria dos leiloes, qualquer pessoa física (maior de 18 anos) ou jurídica pode participar, com exceção, os lotes de sucata de veículos, e veículos blindados, em que será necessário comprovar habilitação específica. Para arrematar o lote, o comprador deverá apresentar no ato RG, CPF e comprovante de residência, se for pessoa física; contrato social ou cópia autenticada, CNPJ, RG e CPF do representante, se pessoa jurídica.