A natura pretende, até 2050, coletar e destinar para a reciclagem uma quantidade de material maior do que aquele descartado após o consumo de seus produtos.
Desde 2016 a Reciclamp integra o quadro de fornecedores da empresa de cosméticos Natura, a maior do mundo a receber a cerificação do Sistema B, movimento criado nos EUA que reconhece empresas que aliam lucro a preocupação socioambiental.
O selo do Sistema B certifica a sustentabilidade social e ambiental em todas as etapas de produção do negócio, da matéria prima a governança. Para receber o certificado em 2014, a Natura passou por um processo criterioso, que incluiu fornecimento de informações e evidencias, visitas técnicas e entrevistas.
Com o fortalecimento do mercado de reciclagem a meta parcial da Natura é que no próximo ano, 50% dos resíduos gerados pelas embalagens de cosméticos sejam reciclados. Desde 2016, as embalagens dos produtos são feitas de PET 100% reciclado, também temos linhas que são produzidas com material de origem renovável. Atualmente, são mais de 100 opções de produtos com refis.
Outro objetivo da Natura para o próximo ano é que 50% do portfólio de produtos nacionais tenha embalagens eco eficientes, isso significa, com pelo menos metade da composição formada por materiais recicláveis ou que não contenham plástico. Todas essas ações de reciclagem contribuem ainda para outro ponto sensível da estratégia para cumprir o plano da visão de sustentabilidade 2050, em que a Natura propõe observar a emissão relativa de gás carbônico por produto fabricado, para, a partir daí, reduzir o impacto gradualmente e gerar o “impacto positivo”.
Mas, para alcançar o objetivo, a Natura terá que coletar e destinar para reciclagem uma quantidade de material maior do que aquele descartado após o consumo de seus produtos. Todas essas ações são feitas porque entendemos que, somos responsáveis por todo o ciclo de vida do produto comercializado, incluindo uma fase pós-consumo, que ainda representam nosso maior desafio e também outras atividades do setor. O objetivo da Natura é gerar impactos sociais e ambientais positivos.